PGE

11/10/2018

Tempo médio de tramitação de processos reduz de 149 para 10 dias com adoção do e-Protocolo Digital na PGE

O tempo médio de tramitação de expedientes administrativos na Procuradoria-Geral do Estado reduziu de 149 dias para 10 dias após a adoção do e-Protocolo Digital, quando os procedimentos passaram a ser realizados apenas virtualmente.

TreinamentoEm julho a PGE passou a migrar para os processos digitais e desde 31 de agosto as mudanças foram concluídas. Até o momento, mais de 5.500 processos digitais foram abertos. Os documentos físicos que ainda chegam no setor de protocolo da PGE estão sendo digitalizados e inseridos no sistema. Além disso, pela Resolução Conjunta PGE/SEAP nº 12/2018, não serão mais recebidos protocolos físicos na PGE se forem iniciados após 30 de novembro.

Os dados são do Grupo Administrativo Setorial (GAS) da PGE, por meio do sistema B.I, que emite os relatórios do setor.

No período de capacitação foram realizadas três apresentações em auditório, além de 16 treinamentos à distância para os servidores do interior e 15 treinamentos setoriais na Capital, todos promovidos pelo GAS.

O e-Protocolo Digital é um sistema criado para gerenciar os processos administrativos do Poder Executivo totalmente online. A PGE é umas das instituições mais avançadas do Estado no uso da ferramenta.

O novo método de tramitação de processos possibilita economia, mais agilidade e segurança. Economia, porque será reduzido o uso de materiais de escritório, mão de obra, malote, além de não ser mais necessário espaço para armazenamento dos documentos. Haverá mais rapidez no trâmite, em especial entre órgãos do Estado e com as Regionais do interior, pois tudo estará acessível virtualmente. Com o e-Protocolo Digital evita-se, ainda, perdas de processos, extravios e alterações indevidas.

“Embora ainda sejam verificados alguns problemas pontuais na utilização do e-Protocolo Digital, nota-se que a aceitação tem sido muito boa, pois os servidores e procuradores perceberam as inúmeras vantagens e facilidades que o novo sistema traz”, afirma o Diretor-Geral da PGE, Bráulio Cesco Fleury.

Acesso ao usuário externo

Atualmente, a Procuradoria-Geral do Estado trabalha com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) no desenvolvimento de um formulário para os cidadãos protocolarem seus documentos no site da PGE. O objetivo é facilitar e dar mais agilidade e segurança às atividades de protocolo e organização de arquivos direcionados a Procuradoria-Geral do Estado pelo cidadão. A previsão é que a funcionalidade esteja disponível no próximo mês.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.