PGE

24/07/2018

Novos protocolos administrativos da PGE-PR serão digitais

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PR) iniciou neste mês de julho a implantação do e-Protocolo Digital, sistema criado para gerenciar os processos administrativos do Poder Executivo totalmente online. A meta é que a PGE passe a cadastrar apenas protocolos digitais a partir de 31 de agosto, tornando-se umas das instituições mais avançadas do Estado no uso do e-Protocolo Digital.

“Nesse primeiro momento, não haverá a digitalização de processos administrativos físicos, mas, a partir de 31 de agosto, todos os novos processos deverão se iniciar pelo e-Protocolo Digital”, afirma o Procurador-geral Sandro Marcelo Kozikoski.

e_ProtocoloAté o momento, quatro setores iniciaram o cadastramento de protocolos digitais, a Procuradoria de Ações Coletivas (PAC), a Procuradoria Previdenciária Funcional (PPF), a Procuradoria de Execuções, Precatórios e Cálculos (PRE) - as três para Cumprimento de Ordem Judicial -, e o Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS), para emitir licença especial e solicitações de férias regulamentares.

Está programada para esta quarta-feira (25), às 15h, no auditório da PGE, em Curitiba, uma apresentação do sistema a todos os servidores e Procuradores da Capital. Em outras ocasiões, cada setor terá treinamento para aprender a manusear as novas funcionalidades.

O novo método de tramitação de processos possibilita economia, mais agilidade e segurança. Haverá economia porque será reduzido o uso de materiais de escritório, mão de obra, malote, além de não ser mais necessário espaço para armazenamento dos documentos. Haverá mais rapidez no trâmite, em especial entre órgãos do Estado e com as Regionais do interior, pois tudo estará acessível virtualmente. Com o e-Protocolo Digital evita-se, ainda, perdas de processos, extravios e alterações indevidas.

Os processos físicos que ainda chegarem no setor de protocolo da PGE, após esse período, serão digitalizados. Conforme o Decreto Estadual n.º 5389 de 2016, o acesso ao sistema por usuários externos se dará mediante cadastramento prévio ou certificado digital, a ser realizado online ou diretamente nos órgãos de protocolo das unidades da administração direta.

Com isso, o Estado do Paraná busca implementar um sistema de processo eletrônico como forma de aproximação da cidadania, de otimização do fluxo de documentos, transparência e acessibilidade de informações, e a facilitação de procedimentos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.