PGE

12/03/2018

Desembargador Fernando Quadros da Silva expõe sobre a prova pericial na sede da PGE

O Desembargador Federal Fernando Quadros da Silva, do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, esteve na Procuradoria-Geral do Estado, na sexta-feira (09/03), para tratar do tema “A prova pericial no Novo CPC”.


Após falar sobre a força probatória da prova pericial, analisando, em especial, o princípio da “aceitação geral” (Frye Standard e Daubert Standard, do direito norte-americano), o palestrante comentou diversos dispositivos do CPC de 2015 e destacou o importante papel do juiz no Novo CPC, como guardião da prova. 


Observou, também, o palestrante que, dentre as novidades do novo Código, há a exigência de que os laudos periciais apresentem explicação sobre a metodologia adotada. Assim, os dispositivos legais parecem exigir uma mudança de comportamento de todos os operadores do direito em relação à prova pericial no processo civil.



Currículo: Fernando Quadros da Silva é Desembargador no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba - Unicuritiba. Foi professor na Universidade Estadual de Maringá, no Centro Universitário de Maringá - Cesumar, na Escola da Magistratura Federal do Paraná e na Escola Superior da Magistratura do Estado do Paraná. Foi Assessor Parlamentar, Procurador do Estado do Paraná, Procurador do Ministério Público do Trabalho, Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP, indicado pelo Supremo Tribunal Federal.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.