Grupo de Recursos Humanos Setorial | GRHS

Marilene do Rocio Santos Ribeiro   - Chefe 
Rua Paula Gomes, 145 - 80510-070 - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3281-6437 / 6438 - E-mail: grhs@pge.pr.gov.br

Apresentação
Cabe ao Grupo de Recursos Humanos Setorial – GRHS da Procuradoria-Geral do Estado/PGE a gestão de decisões integradas no âmbito do Sistema Estadual de Recursos Humanos que permitam a qualificação do desempenho institucional e o desenvolvimento da vida funcional dos servidores da PGE, garantindo seus direitos como agentes públicos, bem como adotando medidas para proporcionar a melhoria das suas condições de trabalho, em consonância com as atribuições e competências sociais da PGE e da Secretaria de Estado da Administração e Previdência - SEAP. 

O GRHS/PGE é uma das unidades do sistema estruturante de pessoal, responsável pela gestão estratégica dos recursos humanos da PGE, coordenada pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência – SEAP, cujas atribuições legais compreendem: 

1. a manutenção e o controle das informações cadastrais e financeiras dos servidores do quadro próprio do Estado, quadro especial da PGE e estagiários; 
2. a elaboração e execução de planos de suprimento interno de pessoal; 
3. as providências relativas à concessão de férias a servidores da administração direta, de acordo com a escala elaborada pela unidade em que o servidor estiver alocado; 
4. a supervisão do controle diário da freqüência do pessoal da PGE e, por sua vez, do pessoal à disposição da PGE, encaminhando o boletim mensal, bem como as demais informações financeiras, à unidade competente para fins de elaboração da folha de pagamento; 
5. o controle do afastamento de servidores para cursos ou licenças; 
6. a execução das atividades referentes às relações funcionais entre os servidores e o Estado; 
7. a prestação de informações aos servidores a respeito de seus interesses funcionais e da programação do DRH/SEAP; 
8. a articulação com o DRH/SEAP para fins de elaboração de planos de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos; 
9. a orientação das chefias das unidades da PGE em assuntos relativos aos seus servidores; 
10. a participação na elaboração de trabalhos técnicos desenvolvidos pelo DRH/SEAP; 
11. a orientação técnica e normativa dos responsáveis administrativos das unidades da PGE;
12. o levantamento dos elementos necessários à elaboração da proposta orçamentária, relativamente às despesas relativas à área de pessoal.

A metodologia de atuação do GRHS/PGE fundamenta-se na atuação integrada, liderança compartilhada, aprendizagem ativa, valorização ética e atitudes igualitárias em todos os níveis. Para responder pelas suas atribuições, o GRHS/PGE atua em quatro áreas distintas, vinculadas a uma coordenação exercida pelo Chefe do Grupo e pela Direção da PGE, a saber: 

1. Desenvolvimento Organizacional 
Na área de desenvolvimento organizacional, o GRHS atua no processo de diferenciação, procurando alocar e capacitar adequadamente pessoas e garantir recursos de suprimento, com base na missão da PGE, proporcionando a satisfação das demandas existentes e das definições de autoridade. 

2. Consultoria Interna e Apoio Estratégico 
Como uma unidade de consultoria interna e de ação integrada com a PGE e a SEAP, a equipe do GRHS assessora a Direção e Chefias da PGE na administração sistêmica e estratégica dos seus recursos humanos, contribuindo desta forma para a implementação de políticas e práticas de recursos humanos visando gerir mudanças e inovações adequadas às competências sociais da PGE. 
Subsidiariamente e por designação da Direção da PGE a Chefia e componentes da equipe do GRHS atuam na elaboração e implementação de outros projetos funcionais estratégicos específicos da PGE e da SEAP. 

3. Relações Funcionais 
As relações funcionais, compreendem as atividades relativas à gestão do vínculo do servidor público com o Estado do Paraná, que abrange: 
- a manutenção de folha de pagamento;
- o cadastro de pessoal;
- a movimentação e lotação de pessoal; 
- o controle de férias e licenças; 
- o controle de benefícios; 
- o controle dos fatores de segurança, saúde e motivações do servidor no ambiente de trabalho; 
- a integração e implementação de políticas estaduais de gestão de pessoal. 

4. Gestão de Parcerias 
Essa atividade diz respeito a gestão das relações com instituições parceiras no desenvolvimento de projetos relacionados à gestão de pessoal nas áreas de desenvolvimento, treinamento, saúde e segurança corporativa, bem como à gestão dos convênios destinados à aplicação de políticas nacionais que previlegiam a formação do menor carente, a empregabilidade do portador de deficiência e o treinamento profissional do estudante de segundo e terceiro grau para ingresso no mercado de trabalho. 

  • FUNCIONÁRIOS
  • Alaíde Vieira de Souza Pauluk
  • Ely Nazareth Rodrigues
  • Erica Beatriz Duncke Machado
  • Nair Vieira Souza da Silva
  • Rosangela Gonçalves dos Santos
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